Mastigação

Bom dia pessoal!!!

Todos se entupiram de chocolates e “adendos” conseqüentes do feriado? Chega né!? Sabia!

Hoje é SEGUNDA, dia mundial de inicio de dieta… além de tudo é dia 1ᴼ!!! Tudo bem que é 1ᴼ de abril e tudo mais, mas nada do que vamos falar é mentira, por mais que pareça…ehehehe

Screen Shot 2013-03-31 at 23.19.13Muito bem, pelo título vocês já sabem nossa PRIMEIRA META!!! Sim, mastigação… Tudo tem um começo, e o começo da digestão é na boca. Parece obvio né? Mas GARANTO que a MAIORIA de vocês esquecem disso… Quem ai come rápido??? Pela experiência posso afirmar que 90% de vocês esta balançando a cabeça sentido norte-sul, não?rs O problema de comer rápido é exatamente não mastigar bem o alimento e acaba engolindo “pedaço inteiro” de alimento (não mastigado). E o que será que acontece lá no estômago com esse pedaço? Já sei o que estão pensando… ah, tem o ácido lá, não tem? Ai pergunto para vocês… seu estômago tem dente??? Ele é um liqüidificador??? Seu “ácido lá” é um “diabo verde” que desintegra tudo pela frente??? Nãooooo! Claro que não!! Ele não faz NADA com esse “pedação” de comida lá minha gente!!! A boca existe por uma função e não é só beijar, falar, EU JURO!!!!!rs Se a digestão começa na boca (como TODOS aprenderam na escola) é por um motivo!!!

Mas e quem já não mastigou? Aquele pedaço lá, o que acontece? O estômago é muito legal e fica tentando, tentando, tentando… Sabe o que é isso na prática? Você conversando com o almoço 5h depois de terminar de comer… aquele estufamento horrível depois da refeição que só é interessante pra vendedor de sal de frutas…

E quando ele desiste e passa para o intestino??? Será que o intestino consegue fazer o trabalho de todo mundo pra cima? Claro que não!! Cada um tem sua ferramenta e não resolve o problema do outro… E então? “Pedaço inteiro” de comida no intestino  FERMENTA = gases!!!!! Além de matar as bactérias boas e aumentar as ruins (dá-lhe activia)… mexe com imunidade, colesterol, produção de vitaminas (sim, você produz vitaminas… cenas dos próximos capítulos), intestino preso (quantos ai não sofrem com isso??)… ah!!! e sabia que também pode mexer com HUMOR???? Sim! Humor!!! Quem ai fica feliz e sorridente com intestino preso??? Alguns neurotransmissores importantes para controle do humor são produzidos no intestino!!! Olha só, tudo isso SÓ por não mastigar bem… veja bem, não é tão “só” mais, não é???

E o que é mastigar bem??? Nutri, escutei falar que tenho que mastigar 32 vezes, é verdade? Nãoooooo!!!! Pelo amor de deus não quero NINGUÉM contando mastigadas, ta??? Se você mastigar 32 vezes uma banana eu te garanto que não vai ficar gostosa… Cada alimento tem uma textura e por isso não adianta inventar um padrão… E como tem que ser??? Você deve mastigar o SUFICIENTE para não ter “pedaços sólidos” na boca…

Maaaas temos um porém..  alguém ai pensa para mastigar? “Abre a boca, fecha a boca, abre a boca, fecha a boca…”, não né??? Mastigação é AUTOMÁTICO e quando temos que “arrumar” alguma coisa que esta no automático o primeiro passo é? TIRAR do automático! Como??? Aháaaa!!! Esta ai sua LIÇÃO DE CASA!!!!!!

Eu quero que a CADA GARFADA você DESCANSE o talher NO PRATO!! Screen Shot 2013-03-31 at 23.49.54

Pra que isso? Simplesmente para PENSAR na mastigação… senão só vai lembrar que tem que mastigar quando acabar ou quando tiver batendo um super papo, nada saudável, com seu almoço às 4 tarde e, óbvio, lembrando de mim!!!hihi

Vamos lá!!! Quero todos treinando essa semana!!! Vocês tem até segunda que vem pra incluir esse hábito na rotina, ok? Vai me contando durante a semana como anda evolução com a #enfimsaudavel, vou acompanhar!!! =)

Beijos e boa semana!!

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais, Hábitos Saudáveis e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Mastigação

  1. Daiane disse:

    Parabéns pelo blog Mi! Adorei a idéia =]
    Será que vc pode nos ajudar com algumas dicas para diminuir a ansiedade por comer, principalmente os doces?!
    Bjus

    Dai

  2. Pingback: Bebida acompanha? – Nutrição na Prática

  3. Anônimo disse:

    Comecei hoje com o lance de mastigar bem, e pude descansar os talheres enquanto mastigava, demorei mais que o dobro do tempo, comi menos e sai saciado, mas tive que me concentrar no lance de triturar bem os alimentos na mastigação, foi muito interessante a experiencia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s