Já ouviu falar que se deve comer de 3 em 3 horas?

Bom dia pessoal!!!

Nada melhor pra começar uma segunda do que com uma nova meta, naõ é?rs

Vocês já ouviram falar, com certeza, que as pessoas devem se alimentar de 3 em 3h, certo? Pois bem, ouviram certo!!! Isso é importante por muuitos motivos, vou tentar contar alguns…

tumblr_m9moppn5xk1rt775io1_r1_500

1- Quando ficamos muito tempo sem comer nosso organismo entra em “estresse”. Estresse hoje “ta na moda”, mas na realidade a “função” principal dele é sobrevivência (vou um dia contar melhor pra vocês como funciona…). Enfim, isso acontece porque o organismo não sabe o porque da privação de energia… não sabe se você esta em reunião, sem tempo, sem fome, com preguiça OU se esta perdido em um deserto e não TEM o que comer… Ele só entende que esta faltando e começa a trabalhar para se prevenir do pior!!! Uma das coisas que acontece é criar maneiras de absorver e armazenar mais energia, quando estiver disponível… ou seja, quando você for comer muuuitas horas depois (que esta morreeendo de fome e quer comer até o pé da mesa) seu organismo vai dar um jeitinho de “pegar e guardar” muito mais energia… Porque? Simplesmente porque ele não sabe quando vai ter disponível de novo… Pergunto então: jejum emagrece ou engorda??? Hein?? Isso mesmo! ENGORDA!!!! Claro que não estou dizendo tipo ficar dias sem comer, isso claro vai emagrecer, mas é óbvio que absolutamente NADA saudável…

2- Fracionar a dieta, comer pouco e varias vezes ao dia, acelera seu metabolismo (o sonho de todo mundo, não é?rs)!!! Pelo mesmo motivo citado acima, o corpo, que esta entendendo que você pode estar em perigo, começa a economizar energia… “abaixa a luz”… Resultado? Você fica sonolento, falta de concentração, cai o rendimento no trabalho/estudos, prejudica o funcionamento do intestino e por ai vai… Se você passa o dia, oferecendo energia aos “pouquinhos” ele sabe que pode gastar…

3- O organismo não consegue absorver 100% dos nutrientes que ingerimos! Então quanto mais “dividido” dermos pra ele, mais vamos conseguir guardar! Ele não “compensa” uma refeição com outra… por exemplo: vou comer igual louco no almoço pra “durar” o dia todo… não rola assim não!!!rs

Ta bom né? Já convenci?rs Será que agora inclusive não esta na hora do seu lanchinho??? Que tal uma fruta?

Suas refeições devem, no geral, se dividir assim:

Café da manhã – DEVE ser no máximo 1h depois que você acorda.

Lanche da manhã – no “meio” entre café e almoço (não passar de 4h, nunca!)

Almoço – no seu horário habitual… os lanches que se encaixam nas grandes refeições (café, almoço e jantar)…

Lanche da tarde – MÁXIMO 4h depois do almoço

Jantar – evitar ser muito tarde, se não tiver jeito mesmo e for jantar muito tarde você pode comer mais um lanchinho a tarde para não ficar muito tempo sem comer… Exemplo: Almoço às 12h / Lanche às 15h / Lanche às 18h / Jantar às 21h.

Claro que cada um tem uma rotina e as refeições são programadas conforme sua rotina em uma consulta com nutricionista, mas acho que com esses exemplos já da pra começar a se organizar e MUDAR, não?

Amanhã dou algumas sugestões de lanchinho, mas tenho certeza que não preciso falar que pão de queijo, bolacha recheada e afins não são uma opção, né?rs

Bom lanche pra vocês!

Bjos, Mi

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais, Hábitos Saudáveis e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Já ouviu falar que se deve comer de 3 em 3 horas?

  1. Pingback: Lanchinhos no final de semana? Sim! É possível e bem necessário! – Nutrição na Prática

  2. leila disse:

    Gostei muito desse blog. Vou seguir sempre para saber de suas dicas.

  3. Pingback: Quem é saudável tem lancheira! – Nutrição na Prática

  4. Anônimo disse:

    Muito bom
    amei a orientação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s