Lanchinhos: segunda melhor opção!

Booom diaaa!!

Lembram que FRUTAS e suas “variações”  são sem dúvida a MELHOR opção de lanchinho!?! Hoje vou falar da SEGUNDA melhor opção : CASTANHAS!!!

Primeiro vamos esclarecer um erro clássico. Muuuuita gente chama castanhas de “frutas secas”… isso é culpa do Natal e esta ERRADO!!! Fruta seca como comentei ontem, é uma “fruta sem água”!!! As castanhas, como popularmente são conhecidas, são na verdade as FRUTAS OLEAGINOSAS!!!

nutsCom certeza vocês já ouviram falar que elas tem muita gordura, certo? SIM, tem MUITA GORDURA! Mas são  “gorduras boas”, gorduras saudáveis que necessitamos e só vão nos fazer bem! Além de elas serem carregadas de nutrientes que trazem muitos benefícios à saúde!!

Elas são super práticas, gostosas (amo!) e saudáveis… são esses pontos que as fazem a segunda melhor opção!!! Mas calma lá! Elas tem um “porém”!!! A QUANTIDADE!!! Mesmo sendo saudáveis, se eu comer um balde de castanhas, eu vou engordar! Gordura, boa ou não, tem caloria… e bastante!!! Então PODE e DEVE comer mas nada de ficar com o pacote do lado do computador ou na frente da TV, ok?

DICA #1: as castanhas costumam ser bem caras!!! No supermercado, casa de produtos naturais (tipo Mundo Verde da vida) são mais caras ainda… O melhor lugar para comprar é em casas de grãos, cereais, já viram?? Geralmente tem a maioria a granel… Em São Paulo temos a ZONA CEREALISTA, alguém conhece? É na Rua Santa Rosa, no centro, perto do mercadão. Tem váaaaarias lojas e lá você acha TUUUDO o que quiser e infinitamente mais barato! Vale a pena ir 1x/mês e ja comprar de kilo!!! E abre de final de semana!!! =)

DICA #2: compre saquinho de lanche de criança, sabe? Nada mais é que saquinhos plásticos pequenos. Logo que comprar você já separa nas porções certas, da um nó (tira o máximo de ar) e já guarda assim, separadas!!! O fator psicologico tem 100% de influência na alimentação… Se você tem um pote tamanho família na sua frente, só vai ficar saciado quando esvaziar o pote e encher a consciência!rs Se você só tem um saquinho TAMBÉM vai ficar saciado quando ver ele vazio… a diferença dos 02 casos é de mais ou menos 247865 unidades de castanhas!!!rs

DICA #3: guarde suas castanhas na GELADEIRA!!! Sim, elas devem ser refrigeradas para manter as propriedades e evitar que o óleo oxide (fiquei ruim)… aliás isso vale para TODOS os óleos… azeite e afins!

DICA #4: não faça “mix” com a coleção completa delas… na verdade não tem problema nenhum fazer isso, mas pensa comigo… se você comer seu mix, ou seja, TODAS e todos os dias você provavelmente vai enjoar rapidinho, não vai? E se um dia comer nozes, no outro avelã, no outro castanha de caju e por ai vai? Quando você for comer as nozes de novo já vai estar morrendo de saudades delas e assim vai conseguir manter esse super hábito saudável por muito mais tempo!!!

Aliás, quais são as oleaginosas??? Castanha do Pará, de caju, amêndoas, macadâmia, avelãs, pistache, nozes (todos os tipos) e por ai vai… TODAS elas são ótimas e podem fazer parte do seu dia-a-dia… Ah, e de preferência devem ser cruas (não torradas) para não perder propriedades e SEM SAL!!!  Como elas são vendidas como aperitivos geralmente vem bombando de sal!!! Prestem atenção!! Tava muito bom pra ser verdade, né???rs

Quantidade? Na média de 6 a 8 das maiores (ex. nozes) e de 8 a 10 das menores (ex. avelãs). Só a Castanha do Pará (que hoje inclusive é chamada de Castanha do Brasil) que não pode passar de 3!!! Não é pela quantidade de gordura e sim de SELÊNIO, que é um mineral fantástico pra saúde mas o excesso dele faz mal e a Castanha do Pará é riquíssima nele!

castanha-do-brasil

Gostaram?

Bjos, Mi!

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Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais, Hábitos Saudáveis e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para Lanchinhos: segunda melhor opção!

  1. Anônimo disse:

    To gostando de todas as dicas, Mi! beijao

    • Mi disse:

      Ahhh anônimo não!!! Fico muito curiosa pra saber quem é…rs
      Bjos!!

      • Anônimo disse:

        Mi, vc é fantástica! Passa recados úteis, tão necessários pra quem precisa e quer ter saúde. Meu cardápio já está beeeem mais saudável, pq acompanho uma endócrinologista maravilhosa tbm, por eu estar pré-diabética (aff!). Parabéns!! Além de excelente nutricionista, tbm é muito espirituosa!!! Bjosss!!!

      • Mi disse:

        Obrigada querida!! =)Espero também te ajudar na busca por hábitos mais saudáveis!! Bjos!!!

      • Postei o comentário acima, saiu como anônimo, mas já estou aqui! Bj!

  2. Pingback: Lanchinhos no final de semana? Sim! É possível e bem necessário! – Nutrição na Prática

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