Cafezinho nosso de todo dia

Boooom diaaa!

Todo mundo 100% pronto para mais uma semana? Energia super carregada para mais uma segunda??? Hum… já imagino ais respostas…ehehe Não né???? E o que fazem para dar aqueeela força extra? O queridinho dos brasileiros, o famoso, o majestoso: CAFEZINHO!!!!!!!

garfield-coffee

Quem ai começa o dia com um cafezinho levanta a mão!!!! E agora, quem ai NÃO CONSEGUE começar o dia sem o cafezinho????

Esse segundo grupo é o mais preocupante, claro.

Vive saindo nas revistas, internet os benefícios e os malefícios do café, certo? E na pratica, faço o que? Tomo só meia xícara e agrado todo mundo???rs

Sim, ele tem varios benefícios… tem nutrientes, antioxidantes e outros componentes que fazem muito bem pra saúde. Pelo outro lado tem a cafeína e outros componentes que podem fazer mal… então, ninguém ta errado! De novo, e na pratica?

Poooooode tomar café, MAAAS claro com alguns “poréns”…

Porém #1:
Se você é uma pessoa estressada, ansiosa, irritada, tem insônia e afins, eu sugiro FORTEMENTE a tentar abandonar esse vício, pelo menos por um tempo! A cafeína acelera o sistema nervoso e a ÚLTIMA coisa que queremos nesse pessoal é acelerar qualquer coisa, não é? Se é hipertenso ou tem qualquer outro problema de coração, pelo mesmo motivo, é legal evitar também!

Porém #2:
Se você faz parte do imeeeeenso grupo que conquistaram pela vida (uh!) uma bela gastrite, ou tem refluxo, síndrome do intestino irritável ou qualquer problema com a mucosa gástrica eu ORIENTO a parar já o consumo! Isso porque a cafeína pode irritar a mucosa gástrica e piorar os sintomas já bem desagradáveis que vocês já tem.

Porém #2:
Café não pode ser um vicio e sim um prazer. A diferença? Simples! Se você, lá no começo do post, fez parte do grupo que “levantou a mão” para a segunda pergunta, pode começar a suspeitar do tal vício… e se quando começou a ler já pensou “neeem a pau, meu cafezinho não”, você é um FORTE candidato para, quando passar em consulta comigo, ter o café eliminado do seu dia-a-dia…rs Mas calma! Não sou tão má assim, tenho métodos para fazer isso sem tanto sofrimento, tipo tirar o band-aid sem dor, sabe???rs

Quando uma pessoa, viciada, tira o café vai COM CERTEZA morrer de dor de cabeça… e ai? Claro! Voltam a tomar e falam que a nutri é louca…rs Mas vamos pensar pelo outro lado, algo que te faz ter dor de cabeça, ou seja, uma ABSTINÊNCIA, pode estar te fazendo bem???? Deixo essa com vocês….

Conclusão… cafezinho não é vilão, o vilão são os 347 litros de café que o povo toma por dia… Se você não é daquele grupo que comentei no porém 1 ou 2 é legal parar MEEESMO! Deixa ele para aquele cafe da manhã especial de final de semana, na sogra, no resort de férias no nordeste de frente pra praia! =) Se não faz parte de nenhum desses grupos, pode tomar NO MÁXIMO 2 cafezinhos por dia! Repito, NO MAXIMO 2/DIA!!!

CafeCafe

Mesmo assim ainda tem alguns pontos:

1 – São xícaras de CAFÉ e não balde de café, ok? Xícara de café é aquela pequenininha (como essa da foto ai em cima)…

2 – O café, de preferência não deve ser adoçado… nem com açúcar e nem com adoçante!

3 – Não pode, NUNCA, ser depois do almoço e nem depois das 18h!!! Aquele cafezinho na ultima reunião do dia já eeeeera!!!rs Se não quer mesmo cortar, pode tomar sem problemas… mas quando ficar olhar pro teto até altas horas da madrugada tentando dormir, vai certamente lembrar de mim!!hihi

4- Café com leite é café IGUAL adicionado de leite!!!rs Não sei porque as pessoas acham que quando mistura os dois vira, em um passe de mágica, um produto completamente diferente…. Pergunto no consultório: Você toma café? Resposta: Não, não gosto. Pergunto então: e café com leite? Resposta: Ah, tomo todo dia!!! Oi? Vale a mesmas regras!!!

DICA DA NUTRI: café, muitas vezes, é aquele intervalo do trabalho, um bate-papo com o chefe, não é? A dica é TROCAR por chá… Só não vale, para substituir, chá verde, branco, preto, vermelho… todos vem da mesma planta e tem cafeína também, ok?

Bom, é isso ai por hoje… força para a semana!!! Quero ver quem vai fazer o teste de diminuir/ficar sem o cafezinho… vai me contando!

Bjos, Mi

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais, Hábitos Saudáveis. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s