Uma pitada de sal

Bom dia!!!!

Pessoal, quem viu ontem uma notícia sobre o sal? Na verdade sobre a redução do IODO do sal?

Anvisa aprova redução do limite de iodo no sal

Vim aqui tirar algumas possíveis dúvidas sobre essa matéria.

IODO
Iodo é um mineral essencial para a tireóide, que é responsável pela produção dos hormônios que “controlam” o metabolismo. Quando falta você fica lento… pode engordar, perde concentração, cansaço, etc e em casos mais graves pode causar até retardo mental. Quando tem muito você fica master acelerado… Já sei o que pensaram… uhu, é o segredo pra emagrecer, não foi???? Sinto dizer que já pensaram como vocês e há algum tempo alguns médicos prescreviam este hormônio exatamente para este fim, mas GRAÇAS a nossa senhora da literatura, hoje em dia é muito raro ver isso… além de que os estudos mostram que não há benefício conclusivo para perda de peso. Enfim, voltando… para evitar a deficiência desse nutriente tão essencial é regulamentado que TODO sal seja adicionado de iodo. Até ai ok…

PROBLEMA
Tudo estava indo bem, SÓ que o brasileiro hoje tem um consumo de mais que o DOBRO, isso mesmo DOBRO, de sal que deveria consumir… E esse PÉEEEESSIMO hábito pode não só causar problemas pelo excesso do sódio (sal) como TAMBÉM do iodo que nele está adicionado…

SOLUÇÃO
Já que o povo está se entupindo de sal, a ANVISA reduziu os limites do IODO adicionado.

O que vocês acham disso???
Bom, acho CORRETÍSSIMO a redução pois o excesso do mineral está relacionado com tireoidite de hashimoto, uma doença autoimune (quando os seus próprios “soldados” passam a atacar você mesmo, nesse caso, atacar a tireóide) e pode levar ao hipotireoidismo (falta do hormônio). Muito bem, problema resolvido? Neeeeem de longe. Ok, problema do escesso de iodo sim, muito bem, MAS E O EXCESSO DE SAL???

Gente, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 5g de sal por dia (2,4g de sódio), sabe a média do brasileiro? 9,4g!!!!!!!! Acha muito??? Pois isso é SEM CONTAR com bolachinhas, molhos, fast food, embutidos, etc… se contar com eles, que tem o consumo BEEEEM freqüente, o consumo chega a 12g!!!!!!!! Não sei se vocês tem idéia da gravidade, mas acreditem em mim, é ASSUSTADOR!!!!!

Importante deixar claro que SÓDIO é essencial à vida! Sem eles simplesmente MORREMOS. O problema grave é o excesso! Pode não só ser relacionado com hipertensão (o primeiro a ser lembrado) mas também com problemas renais, pulmonares, retenção de água, obesidade e por ai vai… a lista é grande!!! E outra, sal não só dar sabor mas também CONSERVA!! E por este motivo que a MAIORIA dos alimentos industrizalizados são bombados de sódio! Alguns exemplos para terem uma idéia:

– Macarrão instantâneo chega a ter quase 90% (NOVENTAAAA%) da quantidade de sódio que um adulto SAUDÁVEL pode consumir o dia TODO.

Screen Shot 2013-04-16 at 23.56.42

– O salame, cuja porção de 40 g tem 2 g de sal, ou seja, 5% DO PRODUTO!!! Quando você come salame, 5% do que você coloca na boca é SAL!!!!! Pergunta, alguém já viu salame estragar????  Pode uma CARNE não estragar??? MEDO!!

– Alimentos de fast food, os combos infantis da vida chegam a ter 400% do sódio que as crianças entre um e três anos necessitam num dia. Vai continuar levando SEU FILHO para comer a caixinha com brinquedo dentro????

Gostaria MUUUUUITO que vocês criassem o hábito de olhar na tabela nutricional, dos rótulos, a quantidade de sódio! Se ficar na dúvida se é muito ou pouco, a porcentagem que vem na frente da quantidade é a % referente a recomendação de consumo de um ADULTO! E prestem atenção! A quantidade (mg) e a porcentagem é SEMPRE referente a porção (sempre diz na tabela), por ex. a porção de um caldo knorr da vida é MEIO tablete. E não esqueça NUNCA, se for ruim para um adulto é 4357284027 vezes pior para uma criança!!!! Pense trocentas mil vezes antes de usar tempero pronto na comida do seu filho ou pior ainda, fazer MIOJO (qualquer macarrão instantâneo) para o pequeno porque não teve tempo de cozinhar….

DICA DA NUTRI: se tudo que VOCÊ tem controle for saudável e sem excesso NENHUM de sal, não vai precisar ficar perguntando pro cozinheiro do restaurante que almoça se ele usou caldo knorr, sazon, meu arroz, meu feijão, meu qualquer coisa… aliás, eu adoraria que olhassem a quantidade de sódio desses temperos… depois me contam o que acharam! 

Tirem da sua vida, temperos prontos, embutidos (salame, salsicha, mortadela, etc), molhos prontos, shoyo, fast foods, salgadinhos de pacote, sopas de saquinho e afins… Hoje já falei muito (sim, fico horrorizada com tudo isso), amanhã dou umas dicas de temperos DE VERDADE! =)

Bjos, Mi.

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais, Hábitos Saudáveis e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s