Panelas, qual?

Bom dia pessoal!!!

Na semana passada passei algumas receitas (testaram??? Gostaram???) e algumas pessoas me perguntaram sobre a panela que eu uso, a de cerâmica. Vou então falar um pouquinho sobre os tipos que existem…

Primeiro é importante lembrar que quando falamos de nutrição nem sempre o que temos na cabeça que é saudável, de fato é. Muitos mitos estão por ai, na mídia… minha dica é: cuidado com as informações!!! Todas!

Mas vamos lá…

As panelas de alumínio são a mais comum e mais baratas… No entanto já é bem conhecido que alumínio é um metal tóxico e  contamina seu alimento que consequentemente irá contaminar seu organismo… não é uma opção que eu recomendo.

panela-aluminio

As “super antiaderentes” panelas de Teflon (ou T-Fal), são famosérrimas e muito amada por muitos, principalmente os que adooooram uma fritura, não é??? Mas para a saúde são terríveis! Teflon, que é na verdade uma marca registrada da empresa DuPon,  é sinônimo da substância PFOA, ou seja, ácido perfluorooctanóico, que é um agente altamente tóxico. Além de ter flúor na composição que também é um metal tóxico à saúde.

panela-teflon

As panelas de FERRO, aquela que as vovós usavam, são ótimas!! Ferro é um mineral essencial à saúde e SIM, você também passa esse mineral da panela para sua comida e com isso pode ajudar a aumentar a ingestão de ferro. O problema, como tudo, é o excesso… Ferro em excesso não é interessante para ninguém! Além de poder enferrujar e a ferrugem sim pode fazer mal ao organismo.

panela_de_ferro

As de vidro são ótimas!! Não tem contaminação nenhuma mas também não é muito boa para cozinhar… o alimento gruda facilmente. Além de ser cara, pesada e frágil… ou seja, nutricionista adora, chef de cozinha detesta!!eheh

panelas-toda-de-vidro

As de inox, são além de lindas (as minhas são!!rs) muito boas para cozinhar… as com fundo triplo são as melhores no quesito distribuição de calor. E nutricionalmente falando elas também são boas pois na composição tem os mineiars ferro (já falamos) e cromo, nutrientes essenciais. O problema fica por conta do níquel que é um metal tóxico e quantidade permitida desse mineral não é padronizada, ou seja, cada empresa usa o que bem entender.. pode ir de ZERO a 30%… a dica é: compre uma de boa qualidade que a probabilidade de ter este mineral será bem pequena! =)

panela-inox

E finalmente, as de cerâmica! Na verdade elas são de alumínio revestido de cerâmica e assim o alumínio não entra em contato com os alimentos e não os contaminam! Mas cuidado! A cerâmica pode contar na composição chumbo e cádmio, que também são tóxicos!!! Essas novas já não tem mais, mas o ideal é procurar o selo que garante a ausência deles… Eu procurei MUITO para mostrar aqui, mas só achei uma em inglês (lead = chumbo).
panela-ceramica2
panelas_selo

Qual é a sua escolha???

Bjos,
Mi

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais e marcado , . Guardar link permanente.

13 respostas para Panelas, qual?

  1. raquel disse:

    afinal qual panela e mas indicada

    • Mi disse:

      Oi Raquel, na verdade depende do que você for cozinhar… para fazer “grelhados” eu gosto de frigideira ou wok revestidas de cerâmica… para arroz, cozidos, etc eu gosto das de inox com fundo triplo. Eu tenho as de vidro mas confesso que uso muito pouco porque apesar de serem ótimas para nutrição (não tem contaminação), esquentam muito e acabam queimando em baixo.. As de ferro também sçao ótimas se não deixar formar ferrugem (ter uma boa manutenção). Agora teflon e alumínio são proibidas aqui em casa!!!
      Espero ter ajudado.
      Bjos!

  2. eliana disse:

    Mi, não sei se vc sabe, as panelas de vidro cozinham com quase a metade do tempo, p.e. o arroz vc desliga qdo esta ainda com pouco menos da metade da agua, deixa tampada, ele seca e não gruda no fundo, e além disso, se a tampa da panela for aquelas retas como uma travessa(as minhas são), você coloca a tampa da maior como uma chapa, direto no fogo e a panela sobre ela, não tem erro. bjs

  3. Regina disse:

    Gente!! Não sei qual panela comprar! Todas tem muitos contras, o que fazer?

  4. Regina disse:

    Qual seria a melhor panela pra fazer omeletes e ovos fritos, ja que ouvi uma nutricionista dizer q não é bom preparar alimentos q contenham proteina nessas frigideiras de teflon?

  5. Amarus disse:

    “A cerâmica pode contar na composição chumbo e cádmio, que também são tóxicos!!!”
    Milena, você quis dizer conter e não contar, certo?

  6. Fernanda disse:

    Olá, poderia me passar a marca dessa panela que não tem composição tóxica no revestimento de cerâmica? E onde comprar? Obrigada!

    • Mi disse:

      Bom dia Fernanda, existem muitas marcas. Você deve prestar atenção no rótulo (da caixa ou onde tiver informação do produto) se tem a informação que é isento desses metais pesados. Hoje qualquer loja tem essas panelas, até no Pão de Açúcar.
      Bjos!

  7. Maria Antonieta Machado Alcantara disse:

    Bom dia Mi! Foi otimo te encontrar, pois fico muito preocupada com esta questão de contaminação através dos utencilios domesticos, como se não bastassem os agrotóxicos e outros mais.
    Vc não mencionou as panelas de esmalte, oque vc acha? Eu tenho umas atigas da Mãe Ágata.Ou então que marca vc recomenda? Tudo de bom para vc.Bjs

    • Mi disse:

      Olá Maria! As esmaltadas são boas opções desde que não seja muito antiga porque estas ainda tinham metais pesados. As recentes são otimas, mas tem que tomar cuidado para o esmalte não se soltar (arranhões por exemplo).
      Bjos, Mi!

  8. Marilia disse:

    Oie, muito bom a reportagem.
    Mas tenho uma dúvida sobre panela de pressão.. qual usar?
    aluminio me parece péssimo, teflon também teu seus porèns.. mas inox é muito caro ainda.
    O que sugeres?
    obrigada

    • Mi disse:

      Boa tarde Marilia, as panelas de pressão seguem as mesmas regras. As melhores hoje disponíveis são as de inox mesmo, que infelizmente ainda são muito caras.
      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s