Regra x Exceção

Bom dia povo! Ressaca do feriado??

Aproveitaram os dias OFF pra descansar, curtir, e claro, comer aquelas besteirinhas a mais, não foi???? E adivinha, ta suuuuuper se sentindo culpado(a) hoje, acertei????

Veja bem, tem um “conceito” que eu explico para todos meus pacientes que é a diferença entre REGRA e EXCEÇÃO!!! Devem estar pensando: “ahhhh que óbvio”, mas pela visão do nutricionista posso garantir: a maioria de vocês não conhecem não senhor!!!!

download

Primeiro gostaria de começar colocando minha opinião de que alimentação não é SÓ saúde… é também prazer e vida social!!! O segredo é encontrar o equilíbrio entre esses pontos, não adianta achar que é SÓ prazer que a saúde vai pro beleléu, e se for SÓ saúde sua vida social vai ficar beeeem comprometida… Uma vez um paciente me contou, tooodo orgulhoso que não tinha ido no aniversário do sobrinho porque era em uma churrascaria… tadinho, não imaginou que ia “tomar bronca” da nutricionista por isso!!!!rs NÃOOOO, não é pra deixar de sair com amigos, ir em aniversários em restaurantes ou até de criança com aquela mesa cheeeia de doces e salgadinhos. Você tem que ir SIM e se controlar!!!! E olha só, SE CONTROLAR não significa NÃO COMER e sim comer de maneira controlada!!!!

Outro ponto importante é um TRATAMENTO. Se você esta se TRATANDO com uma reeducação alimentar por alguma patologia, seja ela qual for, não é para ter exceções!!! Não, não é pra comer pizza no final de semana e NEM a feijoada da avó e muito menos a sobremesa da tia… TRATAMENTO é coisa séria, significa que você já fez errado por muuuuuuito tempo então tem que PARAR, ARRUMAR e então começar de novo… lembra do equilíbrio??? Se a balança ta toda pendendo pra um lado, quase despencando, você coloca “um pouquinho de cada lado” ou vai com tudo pro “outro lado” e depois pensa em reequilibrar??? Pois é… Mas calma!!! Tratamento é algo que tem começo, meio e FIM! Depois de equilibrado pode sem sombra de dúvida ter suas exceções sem ter prejuízo a saúde!!!

Mas afinal, o que é o “conceito” da Regra x Exceção?????
REGRA – é aquilo que faz parte da sua ROTINA! É o que você de fato pode e/ou deve fazer no seu dia-a-dia. Ex: fazer um belo café-da-manhã, comer no mínimo 3 frutas/dia, comer de 3 em 3 horas, etc…
EXCEÇÃO – é tudo que foge a regra! Em outras palavras: tudo que você sabe que não pode e come mesmo assim!!!ehehe A pizza do final de semana, o chocolate no fim da tarde, o refrigerante no “de vez em quando”… Maaaaaaaaas um ponto importante: quando a exceção é TODO DIA, vira regra, não vira? Ex: hoje é o doce, amanhã é a fritura, depois tem o sorvetinho e por ai vai… não tem balança e que pare no meio assim, não é??? E quando a exceção é TODO FINAL DE SEMANA???? Também é uma regra, não é??? E se for na primeira quinta-feira do mês ímpar do ano par com lua cheia??????? Siiiiiiiim, também é uma regra!!!! Não importa a frequência, se é uma constante é uma regra. Exceção MEEEESMO é aquele que não tem na sua casa, que você não come nuuuuunca.. mas que um dia acorda com vontade e pronto, vai lá e come! Ou vai em um aniversário e “faz muuuito tempo que não tomo refrigerante” e vou lá e tomo! Pronto! Aqueeeeele refri, não vai afetar, nem de longe sua saúde de modo geral! Aqueeeeeela sobremesa muito menos, mal vai te engordar!!! Entendeu a diferença????? Exceção é exceção MESMO! Cuidado com o “auto-boicote” hein!!! O “só hoje” pode ser muito mais prejudicial do que você pensa… mas por outro lado se você come tudo certinho, faz sua atividade física, não tem nenhum problema de saúde e exagerou um pouquinho no feriado, tudo bem. Pelo poder investido em mim pelo CRN, eu, nutricionista, absolvo sua consciência!!!ehehe 

healthy-balance-1024x681

Bjos e boa semana!!!!
Mi

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Fora da Rotina, Gerais, Hábitos Saudáveis e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para Regra x Exceção

  1. Karina disse:

    adorei… eu sempre me questiono sobre “quando pode”… pq, como você falou… comida da prazer tb….

  2. Anônimo disse:

    olá estou de dieta o meu problema vem sendo em comer salada antes das refeiçoes já enjoei será q posso comer junto com a comida!

    • Mi disse:

      Oi, na verdade não tem problema comer junto ou depois mas a ideia de comer antes é para te dar mais saciedade e assim diminuir a quantidade do restante, arroz, feijão, etc…
      Bjos!

  3. Pingback: – Nutrição na Prática

  4. Pingback: Dicas de viagem – Regra #1 – Nutrição na Prática

  5. Ziza Santana disse:

    Eu sou muito correta ao que me foi dito,nada de açucar,nada de carboidrato,nada de raizes,quero uma dieta baseada nisto ,receitas gostosas
    Gosto do arroz integral ,e dos doces tbm ,só quero saber ,quais os legumes ,verduras e fruutas que devo comer ,responda ,por favorrrrr
    ZizaSantana – zizas_santana@hotmail.com

  6. marlice ceszar disse:

    comecei esta semana não sei bem oq fazer pode mim responder por email marlice50@live.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s