Exemplo vem de casa, sempre!

Bom dia brasileiros!!!

Dei uma sumida, né? Na verdade fiquei tão comovida com os últimos acontecimentos no nosso país que a princípio achei “sem sentido” falar de outra coisa… maaaas pensando melhor, tem tudo a ver!

Estamos, com toda razão, reenvidicando o que nos é de direito e acima de tudo mais respeito e é mais que digno. Eu mesma estava nos protestos e continuarei participando… mas não podemos, nunca esquecer de um “lema” que inclusive eu falo para TODOS  os meus pacientes que tem filhos… “O EXEMPLO VEM DE CASA”!!! Não adianta cobrar os políticos que não sejam corruptos se você suborna o guarda para não tomar multa… do mesmo jeito que não adianta cobrar do seu filho que ele coma salada se você não comer… não adianta falar pro seu filho arrumar o quarto se o seu é uma zona… não adianta falar pro seu filho não pular no sofá dos outros se na sua casa isso é permitido… entenderam o que eu quero dizer?

Exemplo é tudo!

tal_Pai_tal_filho

As crianças seguem os exemplos dos pais… e com isso criam os seus hábitos também…

Se tiver algum nutricionista aqui pode confirmar isso… quantas vezes vocês não escutam (eu escuto muuuuito): “Eu tenho colesterol alto mas é genético porque minha mãe tem, meu pai tem e meus irmãos também”… não é??? Veja bem… primeiro vou deixar claro que SIM existe o aumento do colesterol por “problema” genético, mas não vem ao caso… e voltando ao paciente… Eu respondo: “Sim faz sentido, mas antes de afirmar isso vamos pensar um pouquinho antes de afirmar… com quem você aprendeu a comer? Quem faz sua comida? Você, seus pais e seus irmãos comem a mesma comida? Ou seja, tem os mesmos hábitos? Aaaahhhhhhhhh então a chance de ser o “problema genético” cai bastaaaaaaante, não cai???? A família apresenta o mesmo problema porque tem os meus hábitos! Só isso! Os filhos aprenderam a comer com os pais e também vão ter as mesmas conseqüências, boas ou ruins.

Você quer que seu filho coma bem? Comece com você… faça um prato bonito de salada e coma sozinho(a), sem forçar e NEM OFERECER… provavelmente vai despertar a curiosidade… filho não adora “roubar” comida do prato da mãe? Tenha isso em seu favor… Quer que seu filho coma peixe, comece FAZENDO PEIXE em casa… não espere que ele resolva comer na casa da tia se na DELE nunca tem… Quer que seu filho coma fruta? OFEREÇA!!! Tenha sempre em casa, coma na frente dele…

Claro que é tudo mais complicado do que a teoria… mas o exemplo é o começo de tudo!

Mother and Daughter Making a Salad

Bjos,
Mi

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais, Mamães. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s