Cházinho para esquentar!

Bom dia pessoal!!! Muito frio por ai??? Por aqui esta congelandooooooo!!! Brrrrrrrr

Que tal então começar o dia com um chá bem quentinho?

O Chás além de muito gostosos tem “poderes”, cada um com um objetivo… quem nunca escutou da vovó: “nossa, esta tossindo meu filho? Perai que vou preparar um chá de sei la o que com mais sei la o que!”… Sábia vovó… sabe lá Deus o que elas colocavam lá dentro, mas eu sempre tomei a gororoba da minha avó e melhorava num piscar de olho… Reconheço que não sei se era o chá mesmo ou o medo de tomar a “poção” de novo….ehehehe

Mas se não misturar alho com limão, própolis, gengibre e pó de pirilimpimpim, ele pode sim ter efeitos fantásticos para a saúde e também não precisam ser ingeridos como remédio, devem ser incluídos no dia-a-dia… Se conseguir coloca-los no seu hábito eu garanto que só terá benefícios…

Já sei o que estão pensando: MAS AQUELES DE SAQUINHO PODE? Acertei? Ahá, tenho poderes…ehehe

Veja bem, podeeeer pode, mas não “convém” como dizem nossos amigos Lusitanos. Geralmente, no saquinho tem várias partes da planta, como folhas e talos o que diminui a concentração dos princípios ativos da erva (que faz o efeito) e por isso acaba sendo apenas “gostoso”.  Então vamos investir nas ervas mesmo!!!

Maaaas cuidado também com as ervas!! As secas e frescas são diferentes! As verdes têm maior quantidade de água, menor quantidade de ativos e maior concentração de compostos tóxicos. Por isso, ervas secas oferecem menor risco de intoxicação! Sabendo disso, nada de ir no quintal do vizinho e roubar uma folha de amoreira, ok?!?! E mesmos as secas devem SEMPRE ser adquiridas onde você possa confiar na origem, por exemplo em lojas de produtos naturais e não no tiozinho da feira da esquina, ta???

E como fazer??? Nada mais simples!!! Basta ferver a água (1litro) e acrescentar 1 colher de sopa de erva. Deixar abafar por 5 minutos. Se for fazer só 1 xícara, colocar menos erva (proporção hein povo!)!! Pode ser tomado quente ou frio, não faz diferença mas o ideal é que seja feito na hora. Se não der pode ser deixado em garrafa térmica, mas ele pode perder até metade das propriedades funcionais… Ou seja, pode mas não convém (de novo!!rs). Vai aqui algumas dicas de como preparar ele na hora, em qualquer lugar, e super prático…

Dica #1: INFUSORES! Tem uns tão fofos…rs Só aquecer a água, colocar a erva no infusor e o resto já sabem, né?

chás

Dica #2: BULES já com infusor!

bules

Dica #3: Canecas com infusores! Minha preferida!!! Aliás, como colecionadora de canecas, não podia ser diferente, né?! Tenho algumas…rs

canecas

E para completar, algumas opções…

Inchaço: Chá de Hibiscus, cavalinha = faça 1L do chá de manhã e tome durante o dia (entre as refeições);

Digestivo: hortelã, erva-doce, espinheira-santa, melissa, erva-cidreira, alecrim, macela, menta e gengibre = tomar 20min depois das refeições.

Calmante: chá de capim cidreira, melissa, erva-doce = tomar a noite pra ajudar a acalmar ou durante o dia.

Alívio da dor de estômago: Chá de camomila, alecrim = 3x/dia, nos intervalos das refeições.

Flatulência (excesso de gases): chá de espinheira santa, hortelã = tomar depois das refeições ou quando costuma mais ter os gases.

0,,16969842,00

Sabe aquela pausa pro café durante o trabalho? Que tal trocar por uma pausa para o chá? =)

Ahhhhhhh, e não vale adoçar viu?! O açúcar ou adoçante (siiiim, não vale nem adoçantes) interferem nos benefícios da planta!!!! Claro que deixei essa para o final…hihi

Bjos e boa semana gelada!

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s