Tipos de leite materno

Bom dia Pessoal!!!

Perguntei no face se tinham muitas mamães nos acompanhando, e fiquei muito feliz em saber que siiiiiim, temos bastante mamães por aqui! =)

Para vocês e para os interessados no assunto, vou falar um pouquinho de aleitamento materno.

Quem ai (das que já amamentaram/amamentam) já escutaram a bela dica “você deve dar 20min de um peito e depois mais 20min do outro”??? Eu já escutei taaaaanto isso e desacredito toda vez que AINDA exista orientações como essa…

Maaaaaas enfim, porque essa “super dica” esta errada?

Veja bem, a mama “produz” 2 tipos de leite. O primeiro que sai, do inicio da mamada é chamado de LEITE ANTERIOR e é rico em água!! Sim, água! Ou você acha que o bebe não precisa beber água até os 6 meses? Precisa sim, e muita!!! Mas o leite materno (invenção divina de tão perfeito) já atende essa necessidade por completo! É por isso inclusive que o bebe, durante o período de amamentação exclusiva, não precisa de água NEM chá NEM NADINHA além do leite…

leite anterior

O leite que sai depois, no fim da mamada, é chamado de LEITE POSTERIOR e é rico em gordura. Siiiim, gordura! Não se assuste mulherada, gordura faz bem e é muuuuuuito necessária!!! Gordura ruim (trans,etc) é ruim e/ou em excesso que faz mal!!! Esse leite é inclusive o que vai fazer o bebe GANHAR PESO e SACIE o pequeno!!!!!

Leite posterior

Agora pensem comigo… se ficar trocando o bebe de mama a cada 20min ele só consome o leite anterior, certo? Provavelmente não irá ganhar peso suficiente e/ou vai “viver com fome”, certo? Provavelmente alguém (médico, mãe, sogra, vizinha, etc) vai dizer que seu leite é fraco ou insuficiente, certo? E quase que certo que você vai então complementar com leite artificial (sou muito muito contra, depois escrevo só deles), certo? Olha só… tudo isso simplesmente por INFORMAÇÃO ERRADA!!!!!!!! Frustração e ansiedade da mãe, privação do bebe do melhor alimento que existe que FACILMENTE poderiam ser evitados…

Mamães, cuidado!! Quando vocês ficam grávidas, vocês não ficam grávidas sozinhas… Os maridos, sogras, mães, amigas, primas, vizinhas, etc etc etc ficam junto… e TODOS querem participar… como? Dando DICAS!!!! Sim, todos (na verdade a maioria…rs) merecem fazer parte desse momento, mas VOCÊS tem que saber que orientações como essas por exemplo devem ser passadas pelo obstetra, pediatra e/ou nutricionista!!!

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais, Mamães e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Tipos de leite materno

  1. Vitória disse:

    Infelizmente tem mulheres que não conseguem a amamentar por “N” motivos. O LA é feito pra elas, não sou contra. Eu por exemplo dei o leite materno pra minha filha até 07 meses, porém sofri de dores durante todos esses meses pois meu peito até sangrava após a mamada. Tem quem aguente, mais não julgo quem não consiga

    • Mi disse:

      Bom dia vitoria!
      Sim, vc tem razão. Não julgo quem não consegue porque sei bem que existe muitos OUTROS fatores que influenciam, estresse e ansiedade por exemplo… O que queri dizer nesse post em especial é que as vezes uma orientação errada pode influenciar mais do que fatores “naturais”, digamos assim… Já o LA (a esmagadora maioria) continuo sendo contra, acredito ter outras opções no caso de não conseguir amamentar…
      Parabéns pelo seu esforço de segurar as pontas mesmo com dor!! Adimiro!! 😉
      Beijos!

  2. Filipa Domingos disse:

    Olá Milena, sou funcionária da Airfree e visito o seu blog com regularidade, por recomendação do Sr. Carlos! Estou grávida de 22 semanas e o que mais receio é ter dificuldades em amamentar e não do parto em si, afinal ele vai ter de sair né?!

    A minha preocupação ultimamente é que tenho tido quebras de tensão regulares e gostaria de saber que dicas sobre melhores alimentos você pode me passar. O médico me recomendou que bebesse um café por dia, o que eu comecei a fazer pois não bebia café, e que comesse de 2 em duas horas. Tenho tentado fazer isso sempre que possível! Estou a tentar substituir o arroz e as massas pela versão integral, recomendação do Raphael, que disse que baixou bastante o colesterol, que eu também tenho elevado por via “hereditária” (de acordo com um post seu recente!). Tem problema em usar a versão integral durante a gravidez (gestação)?

    Obrigada e continuação de um óptimo trabalho!

    Filipa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s