Detox

Bom diaaaaaa e feliz ano novo!!!!!!!!!!

Já sei, já sei… exageraram nas festas de final de ano + período “mini férias” e agora estão loucos(as) para fazer uma dieta detox e limpar a consciência, não é? Sim, a consciência porque as toxinas mesmo vai ser difícil…. Pois é, calma! Vou explicar…

Eu, já faz algum tempo, que ando “assustada” com a moda do “Detox”. Não tem um portal, um “saudável” do instagram, uma revista que não tenha uma  publicação de “receita detox milagrosa”. Gente, NÃO!!!!!!!! PELO AMOR DE DEUS!

detox_ok

Detox é um “apelido” para DETOXIFICAÇÃO que é processo que acontece NATURALMENTE do organismo e significa metabolizar toxinas para serem eliminadas pela urina, fezes, suor e bile. Isso acontece principalmente no fígado.  Ok, ótimo. E o que vem a ser toxina?? É, bem “simplificadamente falando”,  tudo que não faz parte do nosso organismo. Exemplo: Proteínas, vitaminas, minerais, etc. fazem parte do nosso organismo; adoçantes químicos, corantes, agrotóxicos, etc. NÃO fazem parte do nosso organismo, eles não tem função natural lá dentro, podem causar doenças, desequilíbrios hormonais entre outros problemas e por isso o organismo “da um jeito” de mandar esses “intrusos” embora. Vale lembrar que as toxinas não necessariamente vem da alimentação como por exemplo a poluição (meus conterrâneos paulistanos conhecem bem!), produtos químicos usados em casa (produtos de limpeza) ou até componentes de cosméticos.

Então voltando aos exageros de fim de ano, seria perfeito um “detox” na segundona, certo? Hummmm, veja bem. Gordura, açúcar, e todos os “alimentos” que vocês se entupiram à beira da piscina NÃO SÃO TOXINAS e nada tem a ver com a DETOX!!!!!!!!!

Ok, esse é o primeiro mito.

Segundo ponto. Para a detoxificação acontecer é necessário muuuuuuuitos nutrientes diferentes e por tanto se você não tiver TODOS eles disponíveis (faltar nutrientes) pode prejudicar BASTANTE o processo. Traduzindo: Não adianta só tomar o suco verde da moda ou só tomar líquido o dia todo ou fazer a receita detox milagrosa da revista,… isso é balela meu povo! Uma dieta detox DE VERDADE é uma coisa muuuuito séria, que deve ser feita com MUITO cuidado por um nutricionista que é quem vai avaliar a real necessidade de fazer uma, avaliar quais nutrientes estão faltando e como incluí-los na sua rotina. Ah! E as toxinas ficam, na sua maioria, armazenadas no tecido adiposo (gordura!) e para serem eliminadas “passeiam” primeiro pelo sangue e é mais um motivo pelo qual NÃO deve ser feito sem orientação e acompanhamento de um profissional.

E terceiro ponto. Vocês acham meeeeeeeeeesmo que 1 dia de detox resolve alguma coisa? Ok, 3 dias? Fazer detox “express” (se é que isso existe) seria como morar em uma mansão, fazer a faxina dos sonhos no lavabo e dizer que a casa esta um brinco! 😁😁😁😁😁

Resolvi deixar aqui uma imagem sobre um pouco da química por traz da famosa detox:

Suporte_Nutricional_Detoxificacao

Claro que não quero ensina-los bioquímica, mas achei válido para entenderem que a brincadeira é muito mais complexa do que te vendem!!!!

Portantooooo, detox DE VERDADE só com nutricionista, ok?!

Bjo bjo!

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Detox

  1. Havana Alves disse:

    Adorei a matéria. É muito importante tentar conscientizar o pessoal sobre essas receitinhas de revistinhas. Nessa época é a dieta detox, mas no resto do ano são aquelas receitas milagrosas, do tipo: “Perdi 20 kilos em dois dias, com a dieta do limão na lua cheia”. 😛
    Mas receitinhas à parte, como de costume comi demais nas festas e agora tou tentando compensar voltando a comer em restaurante vegetariano. hehehe

  2. Anônimo disse:

    Também adorei essa explicação.Bjo.

  3. Ktia Gonalves de Faria Vilela disse:

    Olá tudo bem? Sempre recebo suas dicas e acho ótimas!!! Queria tirar uma dúvida contigo: conhece o suplemento GOJI SLIM (que é feito da fruta goji berry)? Vi alguma notícias sobre, e fiquei interessa no sentido de que ajuda a acelerar o metabolismo. O que você acha? Beijão e obrigada. Kátia

    • Mi disse:

      Boa tarde Katia,

      Todo e QUALQUER suplemento tem como objetivo COMPLEMENTAR a alimentação, jamais substituir e nem “resolver” sozinho. Quero dizer com isso que o suplemento que comentou pode até ser bom (não conheço) mas não faz milagres se você não tiver com uma alimentação adequada e hábitos saudáveis na sua rotina. O goji berry é uma frutinha riquíssima em nutrientes e agora é a bola da vez como já foi o oleo de coco, ração humana (socorro), quinua e por ai vai… Todos são ótimos alimentos, mas NENHUM faz milagres! Aposte em uma reeducação alimentar que te garanto muito mais resultados!!! Bjos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s