Ser orgânico não significa de ser saudável!

Bom diaaaa pessoal!!

Vim hoje falar de um assunto que ha teeeeeempos ensaio para escrever… sempre que me falam “ah, esse pode é orgânico” eu penso “socorro, preciso escrever isso no blog”!!!rsrs  Caaaaalma, vou explicar.

Vamos começar do começo. “Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos. (…) Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.” Ministério da agricultura.

Entenderam? Não? Vou traduzir… orgânicos são MAIS saudáveis por não usarem “produtos químicos” na produção, o que  diminui MUITO nosso consumo dessas porcarias… Maaaaaaaaas não significa que SÓ por ser orgânico é saudável. Veja bem, vou dar um exemplo… o nutricionista orienta “evite farinha refinada”, muito bem. Ai o paciente vai no supermercado e acha a farinha refinada ORGÂNICA e compra achando que ta arrasando.  Oi?  As 2 são farinhas REFINADAS, processadas, e tem as mesmas “propriedades” pelas quais o nutri orientou NÃO consumi-las.

Resumindo: o que não é indicado comer, mesmo orgânico não rola! Açúcar orgânico continua sendo açúcar, farinha orgânica continua sendo farinha, restaurante orgânico pode ter muitos pratos não saudáveis e pasmem: Toddy orgânico continua tendo 80% de açúcar orgânico!!!rsrs Entendeeeeeram claaaasse?

27820101612273

Agoooora o que já é saudável como por exemplo verduras, legumes, frutas fica ainda MAIS saudável se for orgânico!!! Vale a pena investir um pouquinho mais para se ter esse benefício. Ja sei, ja sei… vão falar que é caro, né? Hum…. DEPENDE muito! Se for comprar no supermercado “chique do bairro” provavelmente vão pagar MUITO mais caro mesmo. Mas e se gastarem um tempinho pra ir até a feira de orgânicos??? Ahá! Ai sim! Produtos saudáveis, ORGÂNICOS, e baratos!!!! Melhor impossível, né não? AQUI um link do mapa de feiras orgânicas pelo Brasilzão.

13018215

E frango, ovo, carne orgânicos? Significa que foram “plantados” sem agrotóxico???eheheh Claro que não, mas significa SIM que foram CRIADOS sem antibióticos, hormônios, etc… Comendo, por exemplo, milho sem ser transgênico no caso dos frangos/galinhas… isso te da uma carne muito mais saudável, com mais nutrientes e menos “quimica”. Agoooora, se me aparecerem com bacon orgânicos vão se ver heeeeeein!rs

Bora pra feira pessoal!!!

Bjos,
MI

Anúncios

Sobre Mi

Nutricionista clínica e recém dona de casa.
Esse post foi publicado em Dica da Nutri, Gerais e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s